Safari para iPhone terá geolocalização e Google Latitude
“Não acredito que deixei isso passar. Pior ainda, parece que todo mundo deixou (tá, nem todo mundo). Acabo de verificar uma página web com GPS no Safari para iPhone 3.0 beta 5 e bum! A página verificou as coordenadas GPS de meu iPhone e deu o resultado”, conta Seth Weintraub em artigo publicado no blog da revista Computerworld.
Ele conta que a página em questão foi desenvolvida por Doug Turner para a futura implementação da Fundação Mozilla de sua API de geolocalização, que já pode ser testada por quem tiver baixado a versão 3.5 beta do navegador Firefox. “A Google também mencionou em sua apresentação do Google Latitude semana passada que não ia mais oferecer aplicação nativa para iPhone. Disse que o Latitude ia agora ser uma aplicação web rodando no Safari. Isso nos diz que o Safari teria que ser capaz não apenas de obter a localização de outras pessoas, mas também de transmiti-las ao iPhone do usuário”.
Weintraub comenta que GPS em navegador não é propriamente uma novidade, pois a especificação da API de geolocalização faz parte dos padrões do W3 Consortium, mas ainda não foi finalizada. Por isso, todos os grandes navegadores deverão incluir geolocalização em futuras versões.
“Quantas vezes você já teve que digitar seu CEP para dizer a seu navegador onde você estava? Procurando restaurantes? Agências bancárias? Oficinas? Tudo isso agora pode estar embutido em seu navegador. O Google AdSense e outros serviços de publicidade poderão até usar geolocalização para oferecer publicidade localizada. Seguramente que Facebook e Twitter usarão isso para permitir aos usuários dizer a seus amigos onde estão”, especula Weintraub.
Leia mais no artigo completo de Weintraub, que inclui imagens do Safari para iPhone ativando a geolocalização.
OBS: O site acima está totalmente em inglês.
Postar um comentário