Google cria obstáculo para TomTom e outros
A incursão do gigante das buscas no segmento de navegação por meio de celulares torna improvável que TomTom, Garmin e Nokia recuperem algum dia grandes investimentos recentes em tecnologia móvel.
O Google informou nesta semana que criará tecnologia GPS e de coleta de dados de estradas para a nova versão do sistema operacional Android para smartphones batendo o Tom Tom.
“O novo software de navegação Google para Android é uma séria ameaça aos dispositivos de navegação da TomTom, Garmin e Nokia”, disse Pablo Perez-Fernandez, analista da MKM Partners, referindo-se ao software Android, do Google, para celulares.
Nokia e TomTom gastaram, mais ou menos, 12 bilhões de dólares no total com a compra das firmas de mapeamento digital Navteq e Tele Atlas.
O software do Google, que oferece direções de locomoção a pé e de carro em tempo real, já estará disponível no aparelho Droid, da Motorola, a ser lançado nesta semana.
A ferramenta afetará a TomTom de três formas:
-Vendas de dispositivos de navegação pessoais,
-Vendas de mapeamento digital da Tele Atlas e do software para o iPhone,
-A TomTom também comercializa o software para celulares que utiliza o sistema Windows, da Microsoft, mas não em volume significativo.
“O produto gratuito de navegação do Google pode mudar o jogo”, afirmou Hans Slob, analista do Rabo Securities.
A TomTom perdeu 1/3 e a Garmin 1/5 do seu valor de mercado, (juntas, um total 1,7 bilhão de dólares) desde o anúncio do Google, conforme investidores se perguntam se as companhias podem manter controle sobre o poder do mercado.
O smartphone com o dispositivo do Google seria colocado em um suporte no painel do seu carro (como outros aparelhos) e informará da navegação mais imagens da rua. O sucesso dependerá da exatidão e rapidez no fornecimento de direções.
O mercado de navegação (antes dominado pela Garmin e a TomTom) se tornou mais populoso, com as duas líderes de mercado enfrentando concorrência bastante apertada, à medida que a tecnologia é adotada no BlackBerry, da Research In Motion, no iPhone, da Apple, e aparelhos similares da Palm, Nokia e da HTC.
Desenvolvido faz três décadas como uma tecnologia militar dos Estados Unidos, o uso de satélites de sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) para apontar localizações agora é amplamente utilizado por consumidores bastante exigentes.
Uma vez volumoso e frequentemente encontrado em carros, a tecnologia GPS agora é uma ferramenta padrão em celulares sofisticados atualmente.
Fonte: G1
Postar um comentário