Apple pode ter que pagar US$ 1 bilhão à Nokia
A Apple enfrenta a possibilidade de pagar até 1 bilhão de dólares à Nokia, pelo uso de tecnologia da empresa finlandesa em todos iPhones vendidos até o hoje, caso perca uma ação judicial aberta pela Nokia.
A Nokia entrou com o processo nos Estados Unidos ontem, alegando que a Apple teria infringido 10 patentes suas e acusando a fabricante do iPhone de tentar se aproveitar do investimento em tecnologia da empresa finlandesa.
Apple, que chegou tarde ao mercado de celulares, abocanhou uma fatia considerável do mercado de alto padrão, mas detém pouca propriedade intelectual em comparação com suas concorrentes no mercado, que trabalham sob acordos de compartilhamento de licenças.
O analista Niel Mawston, da Strategy Analytics, disse que a Apple pode acabar pagando à Nokia qualquer valor entre 200 milhões e 1 bilhão de dólares pelas patentes usadas nos 34 milhões de iPhone vendidos até o momento.
Analistas dizem que a Nokia tem bons argumentos para comprovar seu direito da indenização, já que é uma das principais detentoras de patentes sobre tecnologias móveis, junto com a Qualcomm e, claro, a Ericsson.
“É quase impossível imaginar que alguém possa produzir qualquer aparelho celular sem usar tecnologias patenteadas pela Nokia”, afirmou Ben Wood, o diretor de pesquisas da CCS Insight.
Um dos porta-vozes da Ericsson afirmou hoje que a empresa mantém um acordo de licenciamento com a Apple.
A Nokia afirma em seu requerimento que ofereceu diversos preços à Apple, tanto por cada patente individual quanto por um pacote inteiro, mas, a empresa americana rejeitou as ofertas.
Postar um comentário