quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sucesso do Facebook também depende do Brasil, diz criador do site

Em sua primeira visita ao Brasil, o criador e diretor-executivo do Facebook afirmou que o país é essencial para a empresa cumprir seu principal objetivo: permitir que todos os internautas mantenham contato de forma simples. “Queremos conectar o mundo inteiro. O Brasil tem um número grande de pessoas, é um dos maiores países do mundo. Não conseguiremos cumprir nossa missão se não fizermos sucesso aqui”, afirmou Mark Zuckerberg, de 25 anos, em entrevista coletiva nesta terça-feira (4).

A visita do executivo ao Brasil está ligada ao lançamento de uma campanha para desenvolvedores locais. “Temos 1,3 milhão de usuários brasileiros, sendo que a quantidade de internautas locais dobrou nos últimos três meses. Se continuarmos assim, em pouco tempo teremos milhões e milhões de brasileiros [no Facebook]”, disse o dono do site que, em todo o mundo, conta com 250 milhões de membros ativos (acessam o perfil pelo menos uma vez por mês).

Apesar do crescimento, ainda não há planos de abrir um escritório no país onde o Orkut, do Google, lidera no segmento das redes sociais. “Esperamos conquistar um grande número de usuários antes de abrirmos um escritório local, como aconteceu na França. Algumas empresas fazem o contrário, criando filiais nas regiões onde querem crescer, e depois têm de fechá-las”, disse Zuckerberg.

Recentemente, o site de relacionamentos MySpace anunciou o encerramento das atividades no Brasil, onde atuava na venda de anúncios para parceiros locais.

Orkut

Segundo Zuckerberg, a maior vantagem do Facebook em relação ao Orkut está no fato de sua empresa estar totalmente voltada ao desenvolvimento de ferramentas que facilitam o contato entre as pessoas.

“O Google não fez tudo o que pôde para tornar o Orkut bom, enquanto nós estamos completamente focados em deixar o Facebook cada vez melhor. Por isso o Orkut ainda tem problemas de spam”, comparou o executivo. Segundo ele, o Facebook também permite que o internauta acompanhe na página inicial todas as atualizações de seus contatos, algo que o concorrente não faz. “Esses diferenciais fazem com que as pessoas queiram usar uma rede social e não a outra.”

Durante a entrevista, ele afirmou que tem contas em “quase todas as grandes redes sociais”, apesar de não usá-las com muita frequência. “Navego para ver como elas funcionam e as ferramentas que disponibilizam, mas todos os meus amigos estão mesmo no Facebook”, contou.

De acordo com dados divulgados pela própria empresa, mais de 120 milhões de usuários utilizam o site todos os dias, cada membro tem em média 120 amigos, mais de 5 bilhões de minutos são gastos na rede social diariamente e existem, atualmente, mais de 350 milhões de aplicativos em atividade. A página, disponível em 40 idiomas, tem mais de 30 milhões de usuários ativos via celular.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mapa de Visitantes

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO