Apesar de boicote, suporte ao Internet Explorer 6 vai até 2014
A Microsoft afirmou que manterá suporte ao navegador Internet Explorer 6 (IE6) até 2014, quatro anos além do prazo original, apesar de reconhecer as falhas do browser. Recentemente, teve início uma campanha de web designers, programadores e especialistas em internet pelo fim da versão 6.0. Lançado em 2001 pela Microsoft, o IE6 é considerado tecnicamente ultrapassado.
“Os amigos não deixam seus amigos usarem o IE6”, afirmou Amy Barzdukas, gerente geral da Microsoft para este produto, segundo a BBC. “Se eu faço parte de seu círculo social e já fui a sua casa jantar, você não vai usar o IE6. Essa situação, no entanto, é mais complicada no ambiente corporativo”, continuou, dizendo que não há como impedir as companhias de utilizarem essa alternativa.
Empresas de monitoramento de internet dizem que a versão 6 do navegador ainda responde de 15% a 20% do mercado. Atualmente, o navegador já está na versão 8.
Em resposta às campanhas, a Microsoft afirmou se tratar de iniciativas dos entusiastas de tecnologia. “A escolha de atualizar o software em um PC fica a critério do responsável pelo computador”, escreveu Dean Hachamovitch, gerente geral do grupo de navegadores da Microsoft, segundo a BBC.
“Muitos PCs não pertencem aos entusiastas, mas sim às empresas. O cenário pode ser uma fábrica, um hospital, um laboratório de escola ou uma organização do governo, cada um com suas próprias aplicações”, continuou Hachamovitch. “Deixar de fornecer suporte ao IE6 não é uma opção.” Apesar das afirmação, a Microsoft prefere que os usuários adotem o IE8.
Críticas
"Trabalhar com o IE 6 é uma das tarefas mais difíceis e frustrantes que um desenvolvedor web pode encontrar", diz o site "IE 6 no more". O grupo disponibiliza um código que sites podem copiar em suas páginas para aderir à campanha. Atualmente, mais de 70 "parceiros" já se alistaram na missão.
Quando um usuário de IE 6 visita um dos sites participantes, recebe uma mensagem de alerta e sugestões de navegadores mais atuais. "Você está utilizando um navegador desatualizado. Para uma melhor experiência, mude para um navegador mais atual", diz a mensagem.
Um dos sites que anunciaram fim do suporte ao IE6 é o YouTube, que também traz mensagens de alerta e sugere outros navegadores.

Sites participantes alertam usuários do navegador Internet Explorer 6 e sugerem a migração para alternativas mais atuais. (Foto: Reprodução)
Os protestos começaram há cerca de três meses, com o "Bring down IE 6". "O Internet Explorer é antiquado, não tem suporte aos padrões fundamentais da web e deve ser abandonado", diz o manifesto do site. O grupo responsável tem artigos sobre o assunto, oferece selos de campanha, atua no Twitter e deixa claro que não se trata de um manifesto contra a Microsoft.
"Não é um protesto anti-Microsoft, é uma ação para incentivar as pessoas a migrarem para navegadores modernos, como o IE 8, Firefox, Chrome, Safari e Opera", diz o texto.

Não se trata de uma campanha anti-Microsoft, diz o site 'Bring down IE 6', que iniciou campanha há cerca de três meses. (Foto: Reprodução)
No Twitter, usuários utilizam o Twibbon para incluir um selo de protesto em seus avatares. O usuário cadastra sua conta no site e passa a fazer parte do abaixo-assinado virtual.

Postar um comentário