iPhone 3G S: a diferença está na câmara
O novo modelo do conhecido telemóvel da Apple chegou hoje em Portugal, com preços entre os 609,9 e os 699,9 euros (sem vinculação ao operador e consoante o aparelho tenha uma capacidade 16 ou 32 Gb). Com novas funcionalidades que estão longe de serem revolucionárias, o 3G S pode apelar a quem é mais exigente nas fotografias ou não prescinde de filmar com o telemóvel.
A nova câmara é uma das grandes novidades do novo iPhone. Para além dos três megapixels (mais um megapixel do que na versão anterior), é possível agora gravar vídeos.
Depois da gravação, o software permite fazer uma edição do vídeo no próprio telemóvel. Mas a edição é minimalista: uma barra deslizante no topo do ecrã permite com facilidade definir o ponto de corte e descartar partes da filmagem. Uma vez feito o corte, não há forma de reverter a edição feita.
Outra novidade da câmara é permitir a focagem de qualquer ponto. O iPhone faz uma focagem automática, mas, com um simples toque, é possível focar qualquer ponto do ecrã. Esta funcionalidade permite ao utilizador, por exemplo, fazer com que a câmara se foque num objecto que lhe esteja próximo ou num ponto distante – ou, então, permite focar o pormenor do rosto de uma pessoa.
Tal como já acontecia com as fotos, o aparelho detecta automaticamente a localização do utilizador e acrescenta essa informação aos vídeos.
O S no nome deste modelo significa speed. A Apple apregoou que este iPhone seria muito mais rápido que o anterior. E cumpriu.
O arranque das aplicações é mais rápido, mas, neste campo, a diferença só será significativa para os utilizadores mais impacientes. Já no carregamento de páginas Web este 3G S deixa o antecessor muito atrás: aceder a sites demora significativamente menos tempo.
O 3G S tem uma funcionalidade para detectar a posição do utilizador relativamente aos pontos cardeais. Para além de permitir a utilização de uma bússola digital (provavelmente, de utilidade limitada para a maioria das pessoas), esta tecnologia está integrada com os Mapas Google, que detectam não apenas a localização do utilizador, mas podem agora assumir a orientação correcta. A funcionalidade é eficaz e pode ser particularmente útil para visitar a pé cidades desconhecidas.
Com utilização intensiva, a parte de trás do aparelho aquece – e não é preciso muito tempo de uso para o aumento de temperatura se fazer notar, embora não se tenha registado em nenhum momento um sobre-aquecimento que parecesse problemático.
Postar um comentário